«

»

jun 13

11 ALIMENTOS QUE AJUDAM A PREVINIR O CÂNCER DE MAMA

A prevenção é uma etapa importante no combate ao câncer de mama.

Embora nem todos os fatores que levem à progressão da doença sejam conhecidos, sabe-se que a alimentação desempenha um papel importante tanto na prevenção quanto na promoção da doença.

Pensando nisso, confira a lista de alimentos e hábitos alimentares que ajudam a prevenir o câncer de mama.

 

 

 

Câncer de mama

 

Frutas Vermelhas:

“Frutas vermelhas, como framboesa e amora, contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor, explica nutricionistas.

Esses alimentos também são ótimas fontes de vitamina C, flavonóides e fibras, essências ao funcionamento do organismo.

 

 

Peixes:

ricos em ômega-3 e ômega-6. Peixes como sardinha, salmão, truta, bacalhau e outros peixes de águas frias são ricas em ácidos graxos essenciais, os chamados ômega-3 e ômega-6.

Esses componentes reduzem o mau colesterol (LDL) e elevam a taxa do colesterol bom (HDL), além de reduzirem também os triglicerídeos.

O colesterol elevado é fator de risco para desenvolvimento do câncer de mama, além de causar outras doenças do sistema cardiovascular.

 

 

 

Cenoura:

Uma pesquisa feita pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, revelou que a cenoura é um alimento eficaz na prevenção contra o câncer de mama.

 

A descoberta surgiu após o acompanhamento de 12 mil mulheres, 5.700 com câncer de mama e 6.300 saudáveis, que serviram como grupo de controle.

Após terem sua dieta controlada, constatou-se que consumir duas porções do vegetal todos os dias reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%.

Segundo nutricionistas , isso acontece graças ao beta caroteno, que protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres. De acordo com o estudo, entretanto, tal porcentagem só pode ser atribuída a mulheres na pré-menopausa.

 

 

Cogumelos:

 

 

De acordo com um estudo publicado em 2010 na revista científica Nutrition and Cancer, o consumo de cogumelos está associado a menor taxa de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa.

O efeito é associado à presença do antioxidante L-ergotioneína que garante proteção contra o câncer.

 

 

Suco de Romã:

 

Pesquisa promissora em Israel mostra que o suco de romã destrói as células de câncer de mama, deixando as células saudáveis sozinhas. Suco de romã pode também impedir que novas células de câncer de mama nascem.

 

 

 

 

Feijão e lentilha:

Um estudo feito com mulheres americanas de ascendência asiática mostrou que o consumo de lentilhas e feijão reduz o desenvolvimento de câncer de mama.

Essas leguminosas são ricas em folato, fibras, ferro e outros nutrientes que ajudam a manter a saúde das células.

 

 

Ovos:

Esse alimento barato é rico em colina, e é associado a 24% de redução de câncer de mama de acordo com um estudo feito em mais de 3000 mulheres.

A colina também pode ser encontrada em peixes, frango, carnes, trigo e no brócolis.

 

 

 

Alho:

Estudos mostram que o alho erradica as células de câncer de mama, em testes com um pouco de alho e carne.

A investigação descobriu que o alho cozinhado com carne reduz as substâncias químicas cancerígenas em carne cozida, que podem estar ligados ao câncer de mama.

 

 

Vinho Tinto:

Consumido com moderação, o vinho tinto é essencial para reduzir o risco de câncer de mama.

No entanto, beber mais de duas bebidas alcoólicas por dia pode aumentar o risco de câncer de mama, de modo, a moderação é a chave.

 

 

 

 

Azeite de oliva:

Um estudo espanhol publicado em 2015 mostrou que uma dieta mediterrânica com um consumo diário de 4 colheres de sopa de azeite de oliva é eficaz na redução do risco de câncer de mama. Leia mais nas observações abaixo.

 

 

 

Cereais:

Os cereais integrais como a aveia, linhaça, chia, quinoa, etc, são também ricos em ácidos graxos poli-insaturados que reduzem o LDL.

Além disso, esses alimentos são excelente fonte de fibras que reduzem a absorção de gordura, ajudam a eliminar toxinas e melhoram o trânsito intestinal.

O acúmulo de toxinas e radicais livres no corpo é um dos fatores associados ao dano celular que leva ao desenvolvimento do câncer.

 

 

 

MAIS DICAS DE DIVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>