«

mar 31

VERDADES E MITOS SOBRE OS CABELOS.CONFIRA

Manter cabelos bonitos e saudáveis faz parte da agenda de beleza feminina e é raro encontrar quem não tenha uma receita infalível para melhorar a saúde e a aparência do cabelo.

 

Bom vamos ao que interessa veja alguns mitos e verdades sobre os cabelos :

 

cabelos

Rabo de cavalo ou trança ajuda no crescimento dos fios?

 

Mito! Usar rabo de cavalo ou trança não ajuda os fios crescerem. Então, não adianta tentar amarrar os cabelos lá nas alturas, esticando o máximo possível, pensando que isso irá fazer alguma diferença.

 

Alimentação ajuda no crescimento dos fios?

 

Verdade! Os alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, peixe e queijos, por exemplo) podem ajudar no crescimento dos fios. A matéria- prima dos fios.

 

O reparador de pontas realmente funciona?

Os reparadores de pontas surgiram como a solução perfeita para as pontas duplas, problema tão comum principalmente em cabelos frágeis.

Estes produtos costumam fazer parte dos cuidados capilares de quem sofre com fios frágeis, quebradiços e que se lesam com facilidade. Na verdade eles não tem a função de reparar as pontas.

Agem nas áreas de lesão dos fios, que normalmente caracterizam as pontas duplas, e as mantêm seladas durante o período em que estiverem sobre o cabelo. Porém, uma vez que lavamos as madeixas, os efeitos do produto desaparecem, ou seja, resolve o problema momentaneamente.

 

O mar desidrata a fibra capilar?

A água do mar é rica em cloreto de sódio, substância que abre demais as cutículas do cabelo, deixando o fio mais poroso. O resultado disso é uma perda maior de líquido na fibra capilar, deixando-os mais secos.

Em outras palavras, os cabelos perdem a maciez, ficam opacos e profundamente secos.

 

Água quente prejudica os fios?

VERDADE

A água muito quente estimula a produção de glândulas sebáceas, o que contribui para o aumento da seborreia, além de causar queda.

As altas temperaturas também diminuem a oleosidade natural, o que deixa o cabelo mais seco e opaco, portanto é recomendado optar por temperaturas mornas, principalmente, no inverno.

 

Água fria deixa os cabelos mais brilhantes e saudáveis?

VERDADE
A água fria fecha as cutículas, o que evidencia o brilho dos fios e diminui a oleosidade.
Não significa que tenha de tomar um banho frio, passe apenas uma última chuveirada de água fria no final do banho.

 

Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer mais fios brancos?

MITO
Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície. É natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira já que o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina — a substância que dá cor — que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível.
Na verdade, o processo de iniciação de cabelos brancos começa com o avançar dos anos e quando se descobre o primeiro fio branco, depara-se com vários outros que iriam aparecer de qualquer forma.

 

Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira?

MITO
Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel.

O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo.

 

Cortar as pontas dos cabelos todo mês atrapalha?

 

Mito! Se você cortar seu cabelo todo mês, mesmo que seja um pouquinho, ele vai demorar mais e mais para crescer, aí sim, você vai olhar pra ele e achar que ele não sai do lugar nunca. Seu cabelo vai crescer independentemente do corte.

 

Cabelos descoloridos ficam mais frágeis?

 

VERDADE
No processo de descoloração, ocorre a quebra da cutícula do cabelo, o que os tornam mais frágeis. Além disso, ficam mais desidratados. Faça uma hidratação após a descoloração e tinturas, para devolver as camadas protetoras.

Não é aconselhável pintar e fazer reflexo no mesmo dia?

MITO
A verdade nesse mito é que as tinturas são agressivas para o cabelo, mas hoje existem novos produtos que minimizam os danos.

 

MAIS DICAS DE DIVA 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>